segunda-feira, 20 de julho de 2020

Sobre a Verdade

Sobre a Verdade 

Outro dia eu perguntei a alguém se o que me dizia era verdade. 
Esta pessoa afirmou que sim. 
Eu duvidei. 
Ela reagiu perguntando :
O que a minha mentira ou minha verdade  interferirá na sua vida? 
E ssa pergunta ficou reverberando...
Não quero buscar mais respostas, porque ficamos ali estacionados.
A  resposta geralmente nos acomoda e a vida nos mostra o oposto : ela é dinâmica. Ela exige movimento. 
Estacionar como fim nos enfraquece… Estacionar ou parar  
A partir dessa fala sobre a interferência da verdade do outro  na minha vida, impulsionou a "refletir-me". 
Como e para quê tirar a verdade do outro? 
Que segurança estou buscando ? 
Qual é o meu compromisso de vida? 
Se sigo a sabedoria interna, para que precisarei da verdade do outro? 
Ele(ela) terá que buscar sua própria verdade e não uma verdade para mim. Ele
 precisa encontrar e aceitar sua sabedoria interior para poder ter sua dignidade de viver. 

8 comentários:

Unknown disse...

Lindo, obrigada pela postagem. A busca pela verdade nos confunde e pode afinal ser libertador.

Ana Motta disse...

Obrigada, por deixar seu comentário. 🙏

Moisés Ponte disse...

Finalmente, li... e gostei. Fez-me pensar o quão perdemos nossa paz, e mesmo liberdade, esperando a aprovação dos outros. A sabedoria interna, de que falas, ecoa para mim como aquela certeza interior que dispensa palavras. E quem sabe, assim, a verdade se revela naquele sentido que nos vem dos gregos, como aletheia, isto é, tirar do esquecimento uma verdade escondida. Assim a expressa, sem palavras, a mãe da poetisa Adélia Prado:

"Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo.

Não é!
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
"Coitado, até essa hora no serviço pesado".
Arrumou pão e café , deixou tacho no fogo com água
quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo".

Gilda disse...

… e reverberou em mim também. Assim como Sócrates costumava guiar as conversas com perguntas filosóficas, essa pergunta primeira é de uma amplitude imensa e a forma como você decidiu voltar o foco para a autoanálise, foi linda e precisa. Total responsabilidade com o nosso próprio processo de crescimento individual.

Unknown disse...

Reverberou aqui também..

Gosto da intensidade dessa palavra....Considero adequada para dizer das coisas da alma....daquilo que pulsa.. Com intensidade de vida....

Unknown disse...

Sim p refletir, o que a verdade do outro pode influenciar nas nossas vidas, caso a si pensar e muito!!!

REGINA FLORES TROPICAIS MANHAÇU disse...

Perfeito🥰🥰🥰

MARDEN BASTOS disse...

Obrigado minha querida por compartilhar sábios questionamentos e reflexões! É assim podemos nos ajudar, e as vezes ajudar outros que estão abertos a caminhar!